Talvez você não conheça Andy Warhol.
Fato que ele não é um grande artista é que não existe uma tartaruga ninja com seu nome, como facilmente se vê, mas, não obstante vale destacar a grande provocação que sua arte, como o excelente exemplo ao lado.
Sim: É uma lata de sopa.
Uma lata de sopa Campbells que tradicionalmente é um produto barato vendido em toda e qualquer grande rede de supermercados.
Mas porque isso é arte?
Bem, esse é o ponto.
Porque a lata física que custava na época alguns centavos é algo do cotidiano mas um quadro pintado e desenhado por um artista conceitual é cultuado, badalado e valorizado? Essa é a reflexão por trás dessa imagem, ao te forçar a fazer essa pergunta - e não em oferecer qualquer resposta.
Talvez porque as respostas estejam nas camadas que o quadro propõe. Muitos pintores clássicos são famosos por suas naturezas mortas e Warhol justamente opta pelo próximo passo lógico numa sociedade cada vez mais industrializada (sem 'naturezas' mortas para inspiração sobram os 'produtos industrializados' mortos), e mesmo com uma provocação sobre o gênero - pois enquanto Cézane desenha seis maçãs, a lata de Warhol contém muito mais tomates!
Discutir sobre os motivos e significados da obra é muito mais relevante do que sua forma e imagem. Isso é o que faz e diferencia a arte.
Outros podem enxergar muito mais fatos e fatores que eu apontei aqui - e mesmo destacar muitas observações que vão além da proposta original do autor. Isso é arte.
Arte é transcender barreiras (sejas visuais, sejam sonoras, sejam plásticas e o que mais) para provocar o espectador. Arte não é lançar o mesmo filme/música quinze vezes (com efeitos e edição ligeiramente diferentes) ou buscar sempre o mdc procurando agradar mais e mais gente ao invés de dizer algo contundente.
E isso pode parecer difícil de entender para muita gente... Droga, tem gente que ainda não entende algo que a OMS reconheceu em 1990 enquanto outros ainda acham que é o sol que gira em torno da Terra (que é plana)...
Pelo menos ainda não estão queimando livros em praça pública...
Nenhum comentário:
Postar um comentário