Publicado em 1986 como o grande mega-evento para mudar tudo da vez, Lendas escrito por Len Wein e John Ostrander e ilustrado por John Byrne traz o vilão Darkseid em um plano mirabolante para voltar a opinião pública contra os heróis de colante ao torná-los ilegais (com direito a Ronald Reagan dando o ar da graça para avisar ao Superman que assinaria ato tornando a ação de super heróis ilegal até segunda ordem).
Não é mau escrito, pelo contrário, mas é aquele negócio que peca pela falta de ousadia, pela pieguice (droga, termina com as crianças salvando o dia pelo poder da credibilidade em mitos - e eu não estou brincando) e pelo desperdício de boas oportunidades. Na verdade o negócio não se mostra datado apenas pela presença de Reagan, e, longe de dizer que ele é datado pela época em que foi escrita, pois, mesmo dentro do material existe a muitíssimo bem escrita edição 3 de Superman escrita por John Byrne trazendo a desalentadora situação do Homem de Aço percorrendo as ruas do Armaghetto (as ruas barras pesadas do planeta barra pesada Apokolips) numa situação tão sem esperança, terminando com a sombria risada triunfante de Darkseid.
Claro, claro, está longe do tom quase Vertigo que Tom King implantou em seu Senhor Milagre (e mesmo no vilão Darkseid - e seu plano e triunfo) mas para a época, o contexto e a ideia, é uma leitura despretensiosa e razoavelmente interessante... E curiosamente cheio de paralelos e pilares que serviriam de base anos depois para a Guerra Civil da Marvel (começando com uma ação heróica mal coordenada resultando em mortes levando a histeria popular que motiva a decisão de tornar os super heróis ilegais - e no fim tudo termina meio que sem nenhuma conclusão ou maior reflexão).
No geral, é aquele mega-evento em que acontece muita coisa forçando muitos capítulos intercalados (são 22 capítulos paralelos entre as séries da Liga da Justiça, Superman, Besouro Azul, Guerreiro e outras) como o Besouro Azul aparecendo do nada para enfrentar o vilão Cronos - somente para seu conflito continuar em Besouro Azul número 10, mas mesmo que o encadernado colete apenas a série principal e a edição 3 de Superman, não fica a impressão que muita coisa se perde... Pelo contrário, sobra um bocado de coisa com os longos textos dentro dos capítulos revisitando os eventos dos capítulos anteriores...
Divertido e dispensável.
Nota: 6,0/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário