É só o segundo arco de Tom King (do espetacular The Sheriff of Babylon e do premiado Vision) mas já mostra bem a que veio e a diferença para o predecessor Scott Snyder.
Também mostra a diferença enorme entre seu trabalho autoral com o trabalho com o carro chefe da editora. Ficam ÓBVIAS as inserções e imposições para que a história proposta por King e a história demandada pela DC se encontrem num meio termo - que é mais ou menos o que recebemos.
Já começa com a premissa de colocar o Batman montando um 'Esquadrão Suicida' próprio alguns meses antes da primeira edição do crossover entre a Liga da Justiça - da qual Batman faz parte - e o Esquadrão Suicida... E quanto mais a história 'anda' menos faz sentido essa premissa quando analisamos o quanto os personagens do tal 'Esquadrão Suicida' do morcegão são desnecessários e inúteis (ou contribuíram para o desenvolvimento da história).
Aí tem uma forçação de barra violenta no último capítulo com a Amanda Waller (a cabeça do Esquadrão Suicida) invadindo a batcaverna no último capítulo para roubar alguns dossiês/documentos/cuecas do homem morcego... Pra que? Para que se cite o fato na primeira edição do supracitado crossover...
No meio de tudo isso sobra o talento de King - e quando sobra, transborda.
As caracterizações de Batman, Bane, Mulher Gato e mesmo o sempre dispensável Ventríloquo são algumas das melhores já feitas com cada um dos personagens - inclusive a edição 12, com um longo monólogo do Batman explicando suas motivações e enfatizando os absurdos de sua condição de se vestir de morcego para 'socar a cara do crime' é uma das coisas mais geniais que eu já li em uma hq do personagem.
Resta torcer para que King encontre melhor um meio termo entre sua qualidade nos roteiros e as imposições da editora para tecer sua trama. Aqui saiu algo que por mais interessante que seja em alguns pontos (que obviamente são as ideias de King) falhou miseravelmente em muitos demais (que obviamente são imposições da DC).
Na média é uma boa leitura, um 7,0/10 com algumas oscilações para baixo e para cima de edição para edição.
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