O expressionismo alemão do início do século XX é marcado por uma forma bem diferente de produzir cinema do que se convencionara nas produções de Hollywood (que continuamos a ver estruturalmente nos dias atuais).
Há sempre uma lacuna entre os pontos para ser preenchida pelo espectador, há sempre uma metáfora e interpretação latente e pungente no transcorrer da história, e algumas muitas coisas carecem de abstração para sequer serem vislumbradas.
Nisso é que surge muito do melhor do filme, que mesmo pra 1927 produz efeitos especiais realmente fascinantes, e compõe imagens únicas, criativas e belamente concebidas - e em dados momentos perturbadoras, como o Homem Máquina ou as estátuas ganhando vida, como a Morte e os sete pecados capitais.
A crítica social - que seria revisitada por Chaplin em seu "Tempos Modernos", por exemplo - da frieza da mecanização em detrimento do ser humano é clara e nítida desde a primeira cena do filme, e vai se repetindo vez após vez, comparando os trabalhadores a escravos que construiram as pirâmides. Essa crítica também se expõe na claridade vazia da cidade de luz Metrópolis (curiosamente o mesmo nome da cidade de Superman dos Jerry Siegel & Shuster, estreiando em 1938), inclusive através do contraste com a sujeira e escuridão das catacumbas onde se escondem os miseráveis trabalhadores.
Essa questão de contrastes e cores é inclusive fundamental para o estabelecimento de conjecturas sobre e por alguns dos personagens, principalmente ao estabelecer seu caráter. A pureza de Maria e Freder (o filho do 'dono' da cidade) em suas roupas claras, as más intenções de Rotwang (o inventor) e Joh Fredersen (o dono da cidade), com suas olheiras tenebrosas e as roupas escuras - que se notam bem diferentes do escuro padrão do uniforme dos trabalhadores.
São nas nuances que reside a grandiosidade - como a mudança, principalmente nas expressões e trejeitos de Maria e sua contraparte robótica.
Destaco, porém que, apesar de termos como 'robótica' e 'máquinas' e outros similares, o filme usa bem pouco de ficção científica - há certo fascínio, até um certo misticismo sobre a ciência.
O mais marcante, porém, nessa obra de Fritz Lang sem sombra de dúvidas está no volume, na proporção das coisas. A quantidade assombrosa de figurantes, o detalhe dado nas enormes maquetes - tanto da cidade de Metrópolis quanto a cidade subterrânea dos trabalhadores...
Pra finalizar, é importante destacar uma das peculiaridades históricas das cópias do filme.
Devido a uma série de fatores, partes (substanciais) da versão original de cinema se perderam, sem grandes pistas sobre a existência ou não destas por muito tempo, sendo que por instrumento da mais pura sorte, em 2008 na Argentina foi localizada uma cópia bastante danificada com parte destas cenas faltantes, e desde então foram anexadas em 'novas' versões do filme.
Quem sabe até o centenário do filme ele não esteja finalmente completo novamente?
Sem mais delongas, pegue a pipoca e prepare-se a uma viagem inesquecível:
Ficha técnica:
Diretor: Fritz Lang
Roteiro adaptado por: Thea Von Harbou (de sua própria obra)
Lançamento: Alemanha, 1927.
Elenco:
Alfred Abel (Joh Fredersen);
Gustav Fröhlich Gustav Fröhlich (Freder - Joh Fredersen's Son);
Rudolf Klein-Rogge (C.A. Rotwang - the Inventor);
Fritz Rasp Fritz Rasp (The Thin Man);
Theodor Loos (Josaphat);
Erwin Biswanger (11811 - Georgy);
Heinrich George (Grot - the Guardian of the Heart Machine);
Brigitte Helm (The Creative Man / The Machine Man / Death / The Seven Deadly Sins / Maria);
Sem mais delongas, pegue a pipoca e prepare-se a uma viagem inesquecível:
Ficha técnica:
Diretor: Fritz Lang
Roteiro adaptado por: Thea Von Harbou (de sua própria obra)
Lançamento: Alemanha, 1927.
Elenco:
Alfred Abel (Joh Fredersen);
Gustav Fröhlich Gustav Fröhlich (Freder - Joh Fredersen's Son);
Rudolf Klein-Rogge (C.A. Rotwang - the Inventor);
Fritz Rasp Fritz Rasp (The Thin Man);
Theodor Loos (Josaphat);
Erwin Biswanger (11811 - Georgy);
Heinrich George (Grot - the Guardian of the Heart Machine);
Brigitte Helm (The Creative Man / The Machine Man / Death / The Seven Deadly Sins / Maria);
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