Descobrimos que os alunos entram na universidade com grande interesse/otimismo sobre seguir uma graduação em ciências, mas relativamente poucos estudantes acabam conseguindo um diploma em ciências. O substancial excesso de otimismo sobre completar uma graduação na área pode ser altamente atribuído a estudantes começando o curso com más interpretações sobre suas habilidades para seguir bem academicamente no campo de ciências.
Tirado do texto de Ralph Stinebrickner e Todd R Stinebrickner sobre os motivos dos Estados Unidos não estar produzindo pesquisadores suficientes nas áreas de ciências.
Eu, particularmente, acho que existem mais fatores, muito mais vinculados à inclusão no mercado de trabalho (eu conheço muito físico fazendo o terceiro pós-doutorado - porque não consegue emprego - enquanto não há falta alguma de demanda por 'administradores de empresas' ou 'advogados'), mas de fato, uma graduação mais difícil, que exige mais tende a afastar mais pessoas do que atraí-las. E isso depende um tanto enorme dos moldes tradicionais com que somos ensinados as ciências, não é mesmo?
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