Uma startup da Pensilvânia chamada SolePower anunciou através de divulgação o projeto de uma palmilha para sapato/tênis que pode servir para carregar seu aparelho celular (no momento estão trabalhando com aqueles da marca Apple).
Mais detalhes aqui: http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,caminhada-pode-gerar-carga-para-carregar-iphone,3153,0.htm
Apesar da ideia não ser nova (é uma aplicação do princípio do Dínamo, que por exemplo, aplica-se aquele dispositivo dos veículos de F-1, chamado de SREC - sistema de recuperação de energia cinética - mas muito mais conhecido pela sigla em inglês KERS), ainda acho que falta um pouco para ser prática, até porque eu mesmo tive uma discussão sobre essa possibilidade.
Dois são os problemas:
1) O mais claro e clássico: Fios.
O dispositivo está em seus pés e todo o processo de carregamento depende de um fio que acesse seu aparelho telefônico.
Se o fizer enquanto você caminha, é no mínimo inconveniente. Se ele estoca energia para, posteriormente, ser usado no carregamento (o que me parece uma ideia mais inteligente), leva ao meu ponto 2:
2) Eficiência: A questão da carga é o ponto chave, afinal depende de toda a vida útil do equipamento, ou melhor, do conjunto (a palmilha-dínamo, e mais importante, meu aparelho celular).
A inconstância da qualidade no carregamento pode acarretar em prejuízos a um equipamento eletrônico delicado, que vão desde a diminuição da vida útil da bateria (ou como se diz popularmente a bateria ficar viciada), que é o mais comum, até problemas diversos da parte elétrica (sobrecargas, que eu acho pouco improvável, mas que são um tanto comum na rede elétrica convencional).
O problema da eficiência, na verdade, é a grande pegada para a venda do produto.
Como a equipe que projetou o equipamento deixa claro, ele não deve custar mais que trinta dólares, o que corresponde a um preço significativamente menor que os US$499,00 de um iPhone 4 no lançamento, e por uma boa razão: O produto importante aqui é o aparelho celular.
Mas... Veja bem, isso não tem nada de grandioso em si.
O princípio - como eu disse - é bastante conhecido e aplicável de conservação e geração de energia a partir de movimento. Agora é uma questão de esperar para ver o que sai.
O princípio - como eu disse - é bastante conhecido e aplicável de conservação e geração de energia a partir de movimento. Agora é uma questão de esperar para ver o que sai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário