Pesquisar este blog

17 de agosto de 2014


A internet atualmente vem me assustando um bocado - principalmente o Facebook e Twiter onde estão pessoas que eu conheço, e não meros anônimos se escondendo atrás de apelidos como em comentários do Yahoo! e outros sites similares.

É uma mostra da máscara estranha - e mutável - que cobre o rosto da violência e ignorância, como acontece com Walter Kovacs (o Rorschach) em Watchmen, fazendo de tudo para se mesclar como alguém normal. E de fato conseguindo até porque a sociedade em geral ignora as vozes desse tipo de maluco, até que eles tem espaço e voz para falar, e é justamente o que a internet proporciona, e, em muitos casos reverberando aos dezenas de amigos das redes sociais.

E sobram teorias absurdas (e reacionárias), sobram comentários racistas (e reacionários), sobram atitudes preconceituosas em geral e ficam dúvidas... Como se isso sempre foi assim (e só agora que os malucos tiveram sua oportunidade de falar) ou se as pessoas estão finalmente surtando com anos de educação de má qualidade e desinformação 'jornalística'?

"Esta manhã no beco, havia um cão morto com marcas de pneu no ventre rasgado. A cidade tem medo de mim. Eu vi o rosto dela.
As ruas são sarjetas dilatadas e essas sarjetas estão cheias de sangue. Quando os bueiros finalmente transbordarem, todos os ratos irão se afogar.
A imundície acumulada de todo o sexo e matanças que praticaram vai espumar até suas cinturas e todos os políticos e rameiras olharão para cima, gritando "salve-nos"...
... e, do alto eu vou sussurrar "não"."
Alan Moore, 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário