Após uma mega maratona na Fox domingo (com o primeiro episódio de cada temporada), eu acabei pensando e repensando sobre a série, e, como uma singela homenagem faço essa pequena lista, os 25 melhores episódios de todas as temporadas reunidos em uma única lista - olha que com 550 pra escolher a situação não é nenhum pouco fácil...
Não procure em outro lugar: os melhores estão todos aqui!
Atenção: Como regra, exclui episódios com bons momentos (como os especiais de dia das bruxas com apenas uma boa história - como aquele com Jerry Springer - ou outros que tenham boas cenas ainda que resultem em episódios péssimos - como aquele com David Byrne produzindo uma música do Homer).
25 - Lisa, a vegetariana (temporada 7, episódio 5) Paul e Linda McCartney fazem uma pontinha (ensinando como fazer sopa de tomate ao tocar "Maybe I'm amazed" de trás pra frente), mas é a canção de Bart sobre salada que rouba o episódio... E ainda temos a descoberta de quem foi o quinto Beatle.
24 - A viagem misteriosa de nosso Homer (temporada 8, episódio 9) Um episódio existencialista com participação de Johnny Cash (sim, ele faz a voz da raposa profética - e talvez da tartaruga também).
23 - Homer vai para a faculdade (temporada 5, episódio 3) Pra quem nunca assistiu "Clube dos Cafajestes", é difícil entender tudo a que este episódio se refira... Ainda assim é difícil negar o quanto o episódio é fenomenal. A faculdade nunca foi tão perigosa...
22 - 24 Minutos (temporada 18, episódio 21) Kiefer Sutherland fez várias participações especiais no seriado, normalmente como militar, ex-soldado psicótico, mas a verdade é que seu grande papel de todos os tempos é Jack Bauer, e era só uma questão de tempo até a FOX reunir o chefão da UCT com a família amarela... E não tinha como deixar de lado
21 - O feitiço de Lisa (temporada 13, episódio 15) Já foi um dos melhores na minha opinião, mas a crítica voraz tanto ao turismo (e turistas) no Brasil ainda que ressoe perdeu um pouco do efeito - e, diga-se de passagem, algumas das piadas não funcionam mais. Mas o episódio ainda é tão bom e estruturado que rendeu quase todo o roteiro da animação Rio...
20 - As trapaças eleitorais de Bob (temporada 6, episódio 5) Sideshow Bob talvez seja o personagem recorrente que mais vezes apareceu na série, como vilão, e, é numa sacada simples e bem planejada como na trapaça eleitoral do episódio (forjando as eleições com votos de animais falecidos para garantir seu cargo) num roteiro belamente elaborado que se vê o esmero e talento dos escritores.
19 - O golpe do livro (temporada 23, episódio 6) O último episódio das temporadas mais recentes a figurar na lista (e bem alto, por sinal) justamente porque é excelente. Neil Gaiman faz uma ponta genial, e o roteiro é brilhante como poucas vezes a série foi capaz de produzir. Além disso temos os diversos livros e autores na feira do livro de Springfield (a do Malcolm Gladwell é demais)
18 - O quarteto de Homer (temporada 5, episódio 1) Só o simples número de referências a este episódio é estarrecedor (os Stradivarius, a Action Comics 1 - a revista em quadrinhos mais cara de todos os tempos - e a história/trajetória dos Beatles), mas são as belas sacadas como Homer conhecendo George Harrison - e jogando fora um Grammy - que fazem desse episódio fantástico.
17 - Nasce uma estrela (temporada 6, episódio 18) Um dos poucos (se é que teve outro) cross overs da série - com uma série que durou uma temporada apenas, a fantástica 'O Crítico', com Jon Lovitz no papel principal. É um daqueles episódios que expõe tão bem algumas questões sobre o circuito de prêmios - e a dificuldade de apreciação de subjetividade e compreensão de arte - que é simplesmente imperdível.
16 - O saxofone de Lisa (temporada 9, episódio 3) Um episódio brilhante a dosar bom humor e uma história comovente de maneira perfeita. A família Simpson por mais desfuncional que seja ainda se ama bastante, e são momentos como os deste episódio em que isso fica muito evidente.
15 - Casa da árvore dos Horrores VI (temporada 7, episódio 6) Apesar de tantos episódios de dias das bruxas (um por temporada a partir da segunda), não são muitos os que tem mais de uma boa história... Duas? Ha! Todas elas serem incríveis e fodásticas como Homer 3d, O Ataque das Peças Publicitárias (que inspirou um filme com o mesmo tema, inclusive), e Pesadelo em Alameda Sempre Verde (inspirado em "A hora do Pesadelo"). Imperdível!
14 - Lixo de titãs (temporada 9, episódio 22) O ducentésimo episódio, com participação do U2 e algumas das mais absurdas cenas de "Os Simpsons" até presente data (como esquecer o brilhante Ray Patterson?). E eu enquanto ambientalista tenho que adorar um episódio desses - e o filme, obviamente...
13 - Homer, o rei do festival (temporada 7, episódio 24) Peter Frampton, Smashing Pumpkins, Cypress Hill são apenas alguns dos nomes a ilustrar esse episódio, que ainda conta com o cachorro de Jimmy Hendrix!
12 - Todo mundo morre um dia (temporada 2, episódio 11) Um dos primeiros episódios da série a enfocar um tom mais sério, com um humor mais comedido, e até focar em um pouco de drama - com a possibilidade do óbito de Homer, enquanto ele busca perdão e atenuar sua partida. Comovente na medida certa, sem ser piegas.
11 - Homerphobia (temporada 8, episódio 15) Quando Homer desconfia que seu filho Bart pode ser gay o que mais poderia acontecer - além de gerar situações hilárias e expor uma série de preconceitos comuns e intrínsecos de nossa sociedade? Episódio simples, que vai direto ao ponto - e é engraçadíssimo ainda hoje!
10 - Por trás das risadas (temporada 11, episódio 22) Episódio final da temporada que tem como propósito fazer uma sátira de programas de bastidores, fazendo os bastidores do show dos Simpsons... Como resultado uma análise fantástica dos bastidores do showbizz e muitas mais muitas alfinetadas e indiretas (diretas) a astros e estrelas polêmicos de outros seriados - que inspiraram histórias semelhantes às narradas aqui.
09 - Marge Contra o Monotrilho (temporada 4, episódio 12) Existem grandes números musicais em Os Simpsons, mas qual deles supera a canção do Monotrilho? Eu te desafio a encontrar algo melhor em qualquer lugar!
08 - Um peixe chamado Selma (temporada 7, episódio 19) "Olá meu nome é Troy McClure e você deve se lembrar de mim de outros filmes como...", se isso não lhe trouxer um sorriso ao rosto, bem, você não conhece Troy McClure.
Que personagem! Pena que seu dublador, Phil Hartman, morreu cedo demais...
07 - Arquivo S (temporada 8, episódio 10) Com boas tiradas e a participação dos astros de Arquivo X (Gillian Anderson e David Duchoviny) além de Leonard Nimoy, esse episódio tem alguns geniais momentos clássicos dos Simpsons (como esquecer a cena inspirada em Psicose?)
06 - Só se muda duas vezes (temporada 8, episódio 2). Duas palavras: Hank Scorpio. É o suficiente.
05 - Casa da árvore dos horrores IV (temporada 5, episódio 5) Clássico em todos os sentidos. Homer vende a alma por uma rosquinha, Bart fica maluco durante uma viagem de ônibus (em homenagem a um dos mais clássicos episódios de Além da Imaginação) e descobrimos que Burns é na verdade o Conde Drácula
04 - Uma joia de culto (temporada 9, episódio 13) A sutileza com que o episódio traça os absurdos dos 'Movimentarianos' e seu culto - levado muito a sério pelo roteiro muito bem trabalhado e escrito obviamente teria como resultado um dos melhores episódios da série. O que mais? "Na na na na na Líder".
03 - Última saída de Springfield (temporada 4, episódio 17). Épico. A luta da entidade sindical demandando direitos tão básicos como um plano dentário em um episódio inteligente, engraçado e - 21 anos depois ainda atual.
Na dúvida toque "Classical gas".
02 - 22 Curtas de Springfield (temporada 7, episódio 21) Ao não focar apenas nos personagens da família amarela, 22 curtas de Springfield nos mostra uma cidade viva, dinâmica e muito mais bizarra que tudo que os 7 anos anteriores poderiam levar a crer. Os absurdos acontecem a todo o momento, seja com o Chefe Wiggum revivendo uma cena de Pulp Fiction ou o Abelhão (inspirado no comediante Roberto Gomez Bolaños, sim, o Chaves)... E o que dizer da Aurora Boreal na cozinha do Diretor Skinner? Imperdível!
01 - Homer Astronauta (temporada 5, episódio 15) E tem como ser diferente? Obviamente não! Flertando com os absurdos da ficção científica, com um roteiro ácido como poucos e tenaz como nunca, Homer Astronauta é todo o potencial da família amarela - até o ano 3000! Mas como não gostar de um episódio com citações ao Planeta dos Macacos, 2001 - Uma odisseia no espaço e Os eleitos - onde o futuro começa (e Jornada nas Estrelas e mais um bocado de coisas, mas vamos manter a lista curta), além da participação de James Taylor?

Nenhum comentário:
Postar um comentário