![]() |
O economista norte-americano Robert Reich escreveu um livro para descrever uma das condições da economia estadunidense, que ele somente conseguiu descrever como o Supercapitalismo (não, não é o um pássaro ou um avião).
Fica muito claro na condição do 'bailout' durante crises - como no caso mais recente em 2008. A 'bailout' é simplesmente a condição do governo arcando com as dívidas de uma empresa que perdeu dinheiro com a crise econômica.
O que seria muito bom se, isso valesse pra todo mundo.
Mas só vale pros 'grandes geradores de emprego', como tanto alardearam na época sobre a GM, Lehman Brothers e outras grandes empresas que estavam na degola... Mas isso não vale para o pequeno empresário, obviamente, que terá de arcar com a competitividade típica do capitalismo e todas as regras que nele estão contidas.
Brigar com os leões e todo outro tipo de fera do competitivo e feroz mundo capitalista para chegar ao topo, onde as condições são outras. Lá vale o socialismo e o financiamento por baixo dos panos - como no caso dos 7.7 trilhões pagos pelo FED para evitar o colapso econômico.
Só que obviamente, o problema é o plano de saúde universal - o 'Obamacare' - ou o programa de auxílio alimentício (como na imagem abaixo dos 'food stamps', ou selos de comida, exatamente com a tradução faz parecer ser, que, se a igreja pagasse impostos seria mais que suficiente para arcar com esta despesa governamental, mas ei, pra que pensar nisso, né?') ofertado pelo governo para que não haja miséria e pobreza extrema (sim, o paralelo com uma situação brasileira É proposital).
Afinal, oferecer dinheiro para ajudar pessoas a subsistir, isso é errado, mas oferecer dinheiro a empresários incompetentes... Isso é capitalismo!


Nenhum comentário:
Postar um comentário