No mercado de ações, existem muitos tipos de investidores, e para empresas de investimentos, existem primariamente três (Conservador, moderado e arrojado), de acordo com sua tolerância a risco e volatilidade de mercado.
No mundo real, existem na verdade quatro tipos, conforme descrevo com analogias e imagens para facilitar:
1) O Jack Donaghy (30rd Rock)
Ele sabe tudo sobre dinheiro, tem todos os contatos influentes e os amigos importantes, e sabe as informações cruciais ANTES delas serem informações cruciais.
Sim, ele é o cara perfeito para te orientar no mercado de ações, porque uma coisa é com ele: Ganhar dinheiro.
O problema é que o que nós meros mortais definímos como dinheiro, gente como ele chama de gorjeta do garçom, e o que ele define como dinheiro, nós facilmente confundimos com PIB...
Então não se surpreenda se ele não estiver na sua lista de contatos...
2) O John Constantine (Hellblazer)
Inescrupuloso seria uma das maneiras de descrevê-lo, mas obviamente qualquer pessoa que você encontrar às dez da manhã com uma garrafa de whisky semicerrada e que te diz que tem uma boa dica... Bem, não é uma boa pessoa para você ouvir.
Invariavelmente, é possível que você conheça ou se depare com um cidadão desses em algum momento da vida (Aquele amigo do seu vizinho que aparece numa festa e te dá a ótima oportunidade para ganhar uma bolada, ou aquele conhecido de um colega de empresa que tem uma dica sensacional para faturar alto). Só não se assuste se ele te jogar debaixo de um ônibus para receber o dinheiro do seguro e se safar da dívida contraída na negociata...
3) O Gil Gunderson (Simpsons)
O velho Gil é um cara esforçado... Isso você pode dizer, sem sombra de dúvidas.
Já trabalhou em mais empresas que uma família inteira... Mas o problema é que não foi bom o suficiente em nenhuma.
E o problema não é que Gil seja um perdedor (o que ele é), mas que ele não sabe direito o que fazer, quais decisões tomar, qual caminho seguir.
Falta informação... Falta conhecimento... Falta convicção...
Gil é o tipico funcionário de uma empresa que vai te vender investimentos - e/ou formas de ganhar dinheiro: Sabe que precisa fazer, mas todo o resto ele já não tem tanta certeza.
4) O idiota (Também conhecido como 'investidor auto-didata')
Por favor, eu não estou te insultando se você acha que pode aprender tudo sozinho dessa área (ou arte).
Investir requer muito mais que conhecimento. Requer contatos, finesse e um grau de expertise que, bem, você precisaria dedicar sua vida inteira só para isso para conseguir.
Não dá para manter um emprego formal e investir na bolsa de vez em quando... Deixar seu dinheiro calmo e quietinho 'rendendo' enquanto você trabalha... Não, não... Você precisa negociar, vender o que está valorizado e comprar o que perdeu valor para acumular capital, e as decisões milionárias podem surgir em minutos que você não estava pronto (gastando tempo demais dormindo, por exemplo, para perder a abertura do pregão na Ásia).
E então você vê alguma reportagem - ou algum amigo idiota - que informa sobre gente que mantém como única e principal renda o capital obtido e negociado na bolsa, ao que a conclusão óbvia é "Ei, se esse idiota está fazendo, porque não eu?".
Não é mesmo?
Nenhum comentário:
Postar um comentário