Pesquisar este blog

31 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2012 (ou memórias de um bêbado de ressaca sobre o ano)

O ano em retrospecto: Fraco... Poucas coisas que vão de fato ser lembradas, e muitas coisas que vão ser relegadas.
E de coisas interessantes mesmo... Bem...

- O bóson de Higgs encontrado/descoberto/provado a partir daquela monstruosidade de acelerador de partículas construída na Suíça. E a bem da verdade que ninguém sabe exatamente o que fazer com a informação... E o quanto isso pode/vai mudar de fato no universo físico (eu aposto em mais uns vinte anos pra termos alguma mudança significativa);

- O projeto Curiosity da Nasa (que infelizmente está destinada ao ostracismo e provavelmente ao fim de seus projetos).

- (A ATROCIDADE D)O Código Florestal foi aprovado, mas a verdade é que só valida a ação das motosserras no Norte do país. O desmatamento como o INPE mostra ano a ano números absurdos e a ação de departamentos ambientais brasileiros é quase nula nesse sentido. Pelo menos agora os produtores rurais tem mais embasamento jurídico pra se defender, afinal pasto é mais importante que floresta.

- Esse ano teve Olimpíada (e assim como todo mundo que não participou ou teve algum parente lá, eu não me lembro de absolutamente nada);

- Sim, também teve eleição (vale quase o mesmo do parágrafo acima).

- 21/12 foi só o RUSH DAY (e eu não acho o meu 2112, que merda!)

- A criminalidade aumenta em SP. No RJ. No RS. No...
Mas pelo menos os royalties do Petróleo vão para a educação (daqui uns vinte anos) e nós teremos o vale-cultura. Então tá tudo certo agora.

Cultura

- Ano fraco pra música. Acho que só ouvi dois discos lançados nesse ano (Wrecking Ball do Springsteen e Clockwork Angels do Rush, que quase nem conta por ser fã dos caras).
Valeu pra ver as notícias sobre o show vazio da Lady Gaga no Rio... Ou do Luan Santana (pra 300 pessoas) nos EUA... Tomara que acabe logo essa onda de música sem graça - mas eu acho que não...

- Pra filmes o destaque é a volta dos blockbusters, mesmo. 007, Batman e Vingadores passaram a marca do 1 bilhão arrecadado, e mostram que os heróis de ação ainda rendem alguma coisa na telona, mas fora isso nada de realmente impressionante. Na verdade tenho mais expectativa por Pacific Rim que por Django Unchained (do Tarantino, que vem sendo forte candidato ao Oscar, inclusive) ou Les Miserables (que só por ser musical já frustra meu interesse).

- Na tv, a história é outra. Sherlock, Downtown Abbey, Breaking Bad (que piorou bastante desde a 4ª temporada, se alguém me perguntar) e Mad Men só pra citar o mais legal do ano. E tem muita promessa de coisa boa para 2013 - a continuação da 3ª Temporada de The Walking Dead, por exemplo. E eu ainda pus em dia um bocado de séries legais como Spaced (a primeira temporada é perfeita, mas a segunda também é legal), e Fawlty Towers (John Cleese impecável).

- E na literatura vale destacar a coleção da Folha. Serviu bastante para me apresentar a grandes escritores da América Latina, e o Nobel vai mais uma vez a um escritor desconhecido em nossas fronteiras...
Sem esquecer - desconsiderar - a brilhante conclusão de Scalped de Jason Aaron, a edição 100 de The Walking Dead (que tá num marasmo a algum tempo, talvez pelo excesso de trabalho do Kirkman), e a primeira vez que Preacher (Garth Ennis e Steve Dillon) teve seu volume final publicado no Brasil. Pra 2013 quero ver se releio na íntegra os nove volumes.
Além de Saga, a nova e brilhante série de Brian K Vaughan que promete só melhorar para 2013.

Previsão para 2013?

Só (o cego) Destino sabe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário