Pesquisar este blog

13 de maio de 2020


Transcrição (Traduzida e em alguns momentos adaptada)

Se você não está preocupado com suas responsabilidades e somente se preocupa com seus direitos você é somente egoísta.
Porque para cada direito, existe uma responsabilidade inerente.
É um tópico polêmico no momento em que todos estão falando de seus direitos individuais.
Se você quer a liberdade suprema, você quer o direito de fazer qualquer coisa. Qualquer coisa contanto que você não infrinja a liberdade de outra pessoa - e essa é a sociedade que eu quero.
Existe uma pegadinha para isso, no entanto.
Se você tem o direito para fazer qualquer coisa, você também tem uma responsabilidade compartilhada para todas as coisas.
Nos Estados Unidos, pelo menos, quando alguém fala sobre seus direitos, eles costumam falar daqueles enumerados, aqueles listados pela Carta de Direitos e na Constituição. A maioria das pessoas só conhece as duas primeiras emendas pra ser sincero.
Você tem direito à liberdade de expressão, é a Primeira Emenda. Foi definido para que qualquer pessoa diga qualquer tolice que surja em sua cabeça? Não, claro que não.
Ela está lá para que a sociedade possa avançar. Está lá para proteger novas ideias, para que uma teoria controversa possa avançar sem ser considerada uma heresia
Para que se possa criticar o governo. É para isso que está ali.
Para fazer isso, você precisa saber como seu governo trabalha.
Inerente ao direito de liberdade de expressão está a responsabilidade de se educar para que o que se diga tenha algum valor.
Você tem o direito de se reunir. De se reunir pacificamente. Para isso você tem a responsabilidade de não bloquear um hospital enquanto se reúne. Ao menos parece que isso se entenda sem maiores explicações.
Pularemos então para a Segunda Emenda. É aquela com a qual existe maior familiaridade, e tipicamente, as pessoas que enxergam esse direito (de possuir armas) como sagrado são os principais ofensores.
"Não se pode infringir". "O direito de possuir e portar (armas)". Legal. Porque?
A reposta está escrita nessa emenda. Fizeram bem óbvio.
Porque a qualquer momento, você pode ser convocado a proteger sua comunidade.
Essa é a responsabilidade que vem com esse direito.
Existe um bocado de gente por ai comentando sobre como estão preparadas. Estão preparadas para defender a nação e liberdades individuais.
Eu devo confiar em você em uma troca de tiros... Eu nem ao menos posso confiar que você não vá fazer viagens desnecessárias para uma loja para comprar Twinkies (são uns bolinhos compridos com recheio dentro, parecem com os bolinhos Ana Maria).
Me desculpe se eu não consigo dormir bem enquanto você fica de vigia.
Você fará o sacrifício supremo pela verdade, justiça, o estilo de vida americano, mamãe e a torta de maçã e todas aquelas coisas enquanto não consegue fazer o sacrifício de ficar em casa assistindo Netflix para proteger sua comunidade?
Essas mesmas pessoas de repente "Mas nós temos que retomar a economia por todas aquelas pessoas pobres".
"Aquelas pessoas pobres".
Se alguém realmente se importasse com aqueles que hoje são vistos como essenciais, eles já receberiam um salário digno, com acesso a planos de saúde e coisas do tipo.
Mas são aqueles que focam somente em seus direitos e não em suas responsabilidades, suas obrigações com a humanidade, com a sociedade - não faça isso - isso tudo só exala a privilégio.
E é extremamente transparente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário