Nota: 10! |
Sem querer fingir que minha opinião vale muita coisa, mas eu realmente acho que esse é o livro mais brilhante de Vonnegut que eu li... E não digo isso por ser o mais recente da lista.
Existe aqui toda uma gama que compila as melhores sacadas de Vonnegut em quase todos os outros grandes livros.
O humor negro está num primor espetacular em quase toda página - crítico e ácido a praticamente tudo que existe (ou no caso existia na época da década de 80) no nosso mundo capitalista e em nossa sociedade consumista.
E o resultado é brilhante de começo ao fim. Distilando críticas e mais crítica, explicando o darwinismo e evolução assim como a humanidade parece confusamente além e aquém de tudo isso...
É difícil explicar o livro sem entregar algumas das surpresas - até porque o próprio Vonnegut brinca com as convenções ao contar o 'final' sem muita cerimônia (como colocando uma estrela antes do nome de um personagem explicando que ele vai morrer - e como), e deixando claro para o leitor que é o progresso do ponto a (onde você está agora) ao ponto b (que ele te explicou que vai acontecer) que vale.
Mas a verdade é que, quanto menos se sabe sobre a trama e o que acontece (e, vai por mim, acontece de tudo nesse livro) só faz com que as surpresas sejam cada vez mais brilhantes.
Um dos melhores livros que já li na vida. Recomendadíssimo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário