Pesquisar este blog

23 de setembro de 2018

{Resenhas} BoJack Horseman - Quinta Temporada (Netflix, 2018)

Nota: 9,0/10

Eu não sei direito porque não fiz um post de resenha de Bojack Horseman até o momento...

Na verdade, o motivo dessa resenha é justamente pela minha perplexidade em ver que não havia outras resenhas anteriores - e está meio que me motivando a mudar as resenhas de seriados para os domingos...

Bojack Horseman é uma das mais bizarras séries. Ponto, não precisa continuar com uma delimitação de local ou período.
É bizarra e ponto, afinal é um mundo populado por animais antropomórficos que convivem em uma sociedade perfeitamente funcional lado a lado de humanos, e, como era de se esperar, buscam empregos e tem sonhos, inclusive na indústria cinematográfica.

E uma estrela quase apagada de um seriado medíocre da década de 90, o titular BoJack Horseman é justamente o catalisador para essa bizarra realidade em que existem porcos antropomórficos e as pessoas ainda comem bacon (na verdade até tem um episódio em que os personagens entram em um açougue e é mostrado uma modelo porcina [?] com as marcas de onde retiram as fatias da carne)... Mas apesar de toda essa bizarrice (e, vamos deixar bem claro que eu nem raspei a superfície aqui) o seriado é incrivelmente brilhante.

E é brilhante justamente por essa bizarrice servindo de contraponto para nossas particularidades e individualidades, e, até mais que isso, do quanto é debatível a ideia do 'normal', mas não a do 'aceitável'.
Bojack é um fosso sem fundo de miséria e autocomiseração, e draga juntamente com ele todos ao seu redor. Cínico anda que extremamente carente da aprovação de todos ao seu redor, o protagonista vive em uma rotina autodestrutiva entre a sorte de uma proposta de sucesso (mesmo sem o mínimo de talento da parte de BoJack) para a próxima.

É interessante como o seriado expõe os problemas de nossa sociedade através das metáforas e analogias de um mundo habitado por animais falantes enquanto brincando com esses absurdos, e expondo um realismo muito maior em lidar com problemas sérios como depressão e abuso que muitos seriados com atores reais...

Nem toda temporada é espetacular, e, geralmente BoJack acaba no ponto onde tudo começou mas o final desta quinta temporada (que, pode muito bem ser a última) mostra ao menos um relance de busca por redenção e melhora.
Mais que isso a temporada traz alguns dos melhores momentos de todo o show (com o excepcional episódio 'Free Churro' - Churro Grátis - trazendo BoJack fazendo a eulogia no funeral de sua mãe).

É verdade que tramas secundárias nem sempre parecem interessantes (cada vez mais eu desprezo o personagem Todd de Aaron Paul e vejo o quão pouco ele acrescenta ao seriado), mas é uma temporada bem sólida em sua grande maioria, e vale muito a pena conferir.

Genial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário