A versão rápida e sem spoilers: Tem coisas boas espalhadas aqui e ali, principalmente nas interações dos personagens das várias séries da Netflix, e tem coisas horrorosas, principalmente na trama principal do Tentáculo. E no episódio final que é atroz.
O Tentáculo já foi o meu problema desde a primeira temporada de Demolidor (e também da segunda que eu gostei bem mais, diga-se de passagem) e o negócio vai crescendo, crescendo, me absorvendo... Digo, absorvendo a série ao ponto que todas as tramas tem que convergir ao Tentáculo (por mais forçoso que seja).
E eu digo TODAS as tramas.
K'un Lun, os crimes no Harlém, a destruição de Pompéia, o assassino de JFK e o desparecimento da minha meia esquerda, todos estão relacionados ao Tentáculo!
Sabe o pior? O pior mesmo?
Ao mudar o foco de um grupo de ninjas assassinos que, bem, controlam o submundo para o que quer que é esse Tentáculo do MCU tudo o que conseguiram foi copiar a DC e temos a Liga das Sombras, e, mais do que isso com a trama idiota envolvendo buscar vida eterna e blá-blá-blá temos um R'as Al Ghul genérico (e bota genérico nisso, porque não é apenas UM, são todos os CINCO 'dedos' do Tentáculo - faz mais sentido no original que é Hand/mão - ainda que com mais ênfase na 'líder' vivida por Sigourney Weaver). No fim acaba idiota enquanto tentam viver entre dois mundos com uma fachada legítima (com prédios e empreendimentos legítimos no coração de Nova Iorque) enquanto controlam uma organização secreta de ninjas que querem atingir a vida eterna por SPOILER [leia o texto em fonte branca por sua conta e risco] dissecar ossos de dragão.
Isso acaba como o grande tiro no pé, inclusive, pela confusão e estupidez toda do 'plano' do grupo.
Pelo fato que, como Alexandra destaca ao começo do seriado, precisam apressar tal 'plano'...
Mas todo o 'plano' envolvia usar o Punho de Ferro pra quebrar um selo místico, então qual a 'pressa' ou 'cronograma' original que eles tinham?
Inclusive, porque diabos eles precisavam do Punho do Ferro ao invés de se aproveitar do fato que K'un Lun se aproxima da Terra a cada tantos anos (como quando Danny Rand foi recrutado), e, eles do Tentáculo que foram EXPULSOS de K'un Lun há tanto tempo para serem responsáveis pela destruição de Pompéia (que ocorreu no ano de 79 d.C), deveriam saber, não?
O que são períodos de dez/quinze anos para quem está na Terra há quase dois mil...?
Mais: Pra que o 'Céu Negro' (que é citado desde a primeira temporada de Demolidor) é relevante pra qualquer coisa?
Na verdade, pra que precisam do/da tal Céu Negro mesmo que não seja para esse plano dos poços de Lázaro, digo, de extrair a 'substância McGuffin'. Eles já são imortais que lutam kung-fu (e são tão rápidos como relâmpagos) com mais recursos que Deus e gente em toda organização do planeta...
Qual diferença faz ou faria um/uma lutador/a como o Céu Negro?
Pra enfrentar o Punho de Ferro, que, a série destaca a personagem de Sigourney Weaver destaca já ter enfrentado vários ao longo dos anos, e, todos eles melhores e mais competentes que Danny Rand?
E isso leva ao horroroso capítulo final que envolve um túnel subterrâneo somente acessível por um elevador (UM ÚNICO E LENTO ELEVADOR DE CARGA) e um plano para destruir um prédio. Ah, e um dos personagens morre no confronto final! Uh... Os riscos nunca foram tão altos, certo?
(Quer dizer, até a cena final em que é revelado que ele/ela está vivo e bem)
Assim como a polícia que queria prender todo mundo episódios atrás e, de repente, se vê compelida a esquecer o caso após uma enorme explosão no meio de Nova Iorque (sem qualquer explicação lógica e satisfatória ou prova do que aconteceu - além, é claro, dos crimes perpetrados pelos Defensores, que incluem mas não se limitam a roubar evidências da própria polícia da Nova Iorque e obstruir uma investigação)
Sei que é fácil relevar esse tipo de coisa, mas, a porcaria do roteiro do seriado ficou gastando tempo em construir essa trama (com o maldito chefe do departamento batendo no peito e bufando como o caso é importante e pode construir e destruir carreiras), e, de repente, sem ninguém preso ou condenado (e com a destruição de um prédio enorme em Nova Iorque - que é considerado um ato de terrorismo doméstico) tudo é varrido pra debaixo do tapete.
Nem vou entrar na lata de vermes que são os 'Tratados de Sokovia' e o que mais, mas sério, um prédio é destruído e os próprios personagens reconhecem que isso é um ato de terrorismo doméstico... E tudo termina de boas?
Meninos farão travessuras e esse tipo de coisa?
No fim é preguiçoso.
Toda uma elaboração para se 'resolver' as coisas de maneira preguiçosa e pouco inspirada.
Quer dizer, o personagem que 'morre' seria tão fácil fazer algo legal para justificar seu retorno sem precisar de muito mais que um vulto.
Eu explico: O personagem morre soterrado no fosso sem fundo (e sem acesso à superfície exceto por um elevador - destruído ao longo do episódio), e, uma forma 'lógica' para sair dali seria através de magia, como, diga-se de passagem, um dos Defensores originais é bem capaz de utilizar (sim, o Doutor Estranho - fundador do grupo ao lado de Hulk, Surfista Prateado e Namor, o Príncipe Submarino)
Com um 'vulto' da capa do Doutor ficaria claro como tal personagem sobrevive enquanto faz uma menção lógica ao grupo original com o bônus de não precisar do Benedict Cumberbatch que provavelmente eles não poderiam arcar - tudo em um único movimento.
(E eu sei "Ah, mas eles podem muito bem explicar de maneira coerente no começo da próxima temporada ou na próxima temporada do personagem que foi dado como morto", ao que eu respondo: Pra que? A falsa morte obviamente não carrega nenhum impacto ao ponto que eles já entregaram que é falsa - mostrando que não há colhões para carregar tal trama até sua conclusão - então pra que fazer ou mesmo seguir com isso?)
Vale pelas interações entre os personagens ao que acho melhor esperar a segunda temporada do que conferir essa.
Nota: 3,0/10
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