Pesquisar este blog

7 de novembro de 2014

Como as pessoas não sabem que Clark Kent é o Superman?

Frank Quitely explica essa:


Ao contrário de outros personagens com pontos muito mais óbvios (sério, só eles detém a tecnologia, os recursos, o dinheiro e treinamento e NINGUÉM suspeita de suas identidades...), a questão que sempre perturbou fãs e não fãs de quadrinhos foi a ideia de que o 'disfarce' do Superman são meros óculos.

Quitely nesta arte fantástica e simples do encadernado 'All Star Superman' resume as diferenças entre os dois personagens com perfeição. Veja a postura (a linha azul apontando a coluna cervical, a condição do peito estufado no Superman enquanto Clark tem uma corcunda), assim como o cabelo (ensebado de Clark e lustroso, bonito do Homem de aço) e a expressão facial (submissa no primeiro, imponente no segundo).

Visualmente essa demonstração é perfeita, mas existe mais.
Clark usa um tom de voz diferente (essa o Christopher Reeve demonstra melhor que o Frank Quitely, é verdade), e o fato que o Homem de Aço não usa máscara (e é um alienígena com uma fortaleza inviolável no Ártico) faz com que a opinião popular de quem reside no Universo DC seja de que, bem, o Superman NÃO tem uma identidade secreta.

Isso mesmo.
Pra maioria da população da Terra, Clark não é o Superman porque simplesmente o Superman não tem uma identidade secreta...
Mas quem define melhor a história toda mesmo?
Quentin Tarantino (isso mesmo, em Kill Bill - volume 2, numa das cenas mais verborrágicas da história do cinema)

"O Superman não se tornou o Superman. Ele nasceu o Superman. Quando ele acorda pela manhã, ele é o Superman. Seu alter ego é Clark Kent. Seu uniforme com o "S" vermelho faz parte do cobertor com que ele foi envolvido quando bebê e com o qual os Kent encontraram. Aquelas são suas roupas. O que Kent usa - os óculos, o terno - aquela é a fantasia. É a fantasia que o Superman usa para se misturar conosco. Clark Kent é como o Superman vê a humanidade. E quais as características de Clark Kent? Ele é fraco... Inseguro... Um covarde. Clark Kent é uma crítica do Superman à raça humana".

Não obstante, a Universidade de Emory reforça a teoria de Tarantino como uma brilhante análise das duas personas e da necessidade de ambas para o personagem.



Pro alto e avante!
Alex Ross

Um comentário:

  1. Legal, Tiago! Além desses motivos, há outros tb, e o conjunto é que funciona e faz funcionar. Da uma lida nesse artigo aqui: http://maxiverso.com.br/blog/2016/03/08/explicacoes-sobre-disfarce-superman/

    ResponderExcluir