Pesquisar este blog

21 de fevereiro de 2014

Potentes, prepotentes e impotentes de Quino


Quino é particularmente conhecido pelas suas tirinhas com a corpulenta garotinha altamente politizada Mafalda (que completa 50 anos em 2014! UAU!) - e sua trupe - mas nem por isso o argentino se resuma somente a esse trabalho.

Na verdade, longe disso...
Mas eu sou suspeito por demais para falar do trabalho do argentino... Sou fã mesmo, e não ligo pra quem achar que isso me tira a subjetividade. O cara é excelente, e é por isso que sou fã, e mais que isso: Ele é alguém capaz de encontrar sua própria voz - e expor um talento ímpar - num meio extremamente competitivo e repleto por sujeitos brilhantes e talentosos.

Seus outros trabalhos, compilados em diversos e fantásticos livros - como esse selecionado - trazem um humor satírico e ácido, que ora é tímido e bobo e ora consegue flertar com as verdades mais fundamentais da natureza humana, dividindo-se em temas comuns e cotidianos (trabalho, saúde, desigualdade social), e se compilam de maneira brilhante nas coletâneas da Martins Fontes (que também trouxe a maioria dos livros da Mafalda). Potentes, prepotentes e impotentes, como o nome já deixa bem claro pela sagacidade de uma poderosa alfinetada na estrutura capitalista.

Quino consegue traduzir seus pensamentos com um sutileza demonstrando toda a tenacidade, competência e o domínio da arte, tanto em quadrinhos sem qualquer palavra, naqueles pouco ilustrados, em outros cheios dos detalhes e nuances, noutros com um bocado de textos...



Nenhum comentário:

Postar um comentário