Pesquisar este blog

5 de fevereiro de 2014

Jogo dos Sete Erros: O que acontece com o jornalismo atual?


Eu poderia brincar de jogo dos sete erros (o que é mentira, tem bem mais que isso, só nessa imagem, juro), mas... Como da manchete para a legenda aumentaram 40 bilhões?

Tem outras coisas que poderiam... Porra, DEVERIAM transparecer numa reportagem simples... ****Coisas como UNIDADE (120/160 bilhões de que? Euros? Dólares? Cifrões? - tomei tanta bronca de falta de unidade na faculdade que fiquei calejado)****, ou o fato que estão comparando informações com uma pesquisa sobre PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO (bem ali na tela) para validar a informação e dados de valores! Sem falar na escolha de palavras ("breathtaking" é algo como 'de tirar o fôlego') para causar ao menos a impressão de polêmica e mais que isso um sensacionalismo barato - como por exemplo a ideia que essa corrupção da União Europeia é assombrosamente maior que nos EUA (de onde vem a 'notícia'), o que fica altamente subjetivo, e muito pouco de algo realmente informativo.

Vale notar, inclusive, que nos 3:42 minutos do vídeo, deixa claro que 1) A maioria do que eles dizem é meramente especulativo (note na quantidade de 'I think' e 'I suppose' ditos - ou seja 'eu acho' e 'eu acredito'); 2) A PERCEPÇÃO de corrupção (do mapa na imagem) não bate com os dados reais levantados sobre o assunto (bem mais baixos); 3) A reportagem gasta muito mais tempo com um painel e opinião de 'especialistas' que na discussão dos fatos (e do maldito relatório que divulgou as tais informações, como onde acessar, ou quem realizou esse relatório!); 4) Ah, e ainda que faltem as informações sobre o relatório, não falta tempo e espaço pra divulgar que a CNN ganhou algum prêmio regional por algum motivo nada relevante para a 'notícia'...

Por favor, não que eu queira ou esteja defendendo a corrupção, mas objetivamente, é preciso analisar o que significam os 120 ou 160 bilhões, ou mais que isso qual o critério, a base e método pela qual esse relatório estabelece que esse valor corresponde a corrupção (para de forma objetiva sabermos como E o que foi mensurado). Ou ainda qual a periodicidade de análise desses dados - e em qual período foram obtidos os dados DESTE relatório em particular.
Mais que isso, este valor se traduz em que? Representa quanto percentual do PIB ou da geração de empregos ou do crescimento da indústria - ou de qualquer outro fator econômico que seja?

E pensar que a CNN já foi a maior referência sobre notícias no mundo...


**** IMPORTANTE - Chamaram a atenção do burrão aqui (este que vos escreve) que é convenção do jornalismo norte-americano utilizar como referência apenas o $ para informar de valores. Inclusive e principalmente quando se trata do toderoso dólar. Eu ainda acho uma cretinice, mas é convenção deles, eu que me meti a questionar... ****

Nenhum comentário:

Postar um comentário