Pesquisar este blog

8 de fevereiro de 2014

Histórias terríveis que não te contaram sobre as Olimpíadas de Inverno

(Texto adaptado e traduzido a partir do original do Cracked.com, disponível na íntegra aqui: http://www.cracked.com/quick-fixes/5-awful-stories-you-havent-heard-about-winter-olympics/)
Escrito por XJ Selman

O prfeito de Sochi diz que a cidade está magicamente livre de gays

Uma das grandes controvérsias dos últimos meses se deve a leis russas contra os gays, gerando algum medo aos atletas homossexuais - e visitantes - que poderiam ser perturbados ou até mesmo presos enquanto no país.

Enquanto o presidente russo (e membro da Legião do Mal) Vladimir Putin vem tentando reduzir a impressão que a Rússia é super homofóbica com argumentos como "Mas eu tenho amigos gays!", o prefeito da cidade onde os jogos de Inverno toma outra vertente.
Sochi não pode ser homofóbica, diz o prefeito, uma vez que não existem gays aqui. Nenhum dos 340.000 habitantes da cidade tem qualquer tipo de impulso homossexual - pois essa é uma ideia que não é aceita pelos habitantes - e por isso não existem... Apesar do fato que existam clubes gays em Sochi...

Enquanto isso, Putin tenta garantir que os visitantes gays serão tratados dignamente desde que "não perturbem as crianças".
Viu? O governo russo não é anti-gay! Eles só deduzem que todo gay é um pedófilo!

A Rússia aproveita a oportunidade para expandir sua fronteira - e expulsar moradores - para abrir espaço para as Olímpiadas

É verdade que todos Jogos Olímpicos envolvem a construção de muitos prédios e benfeitorias (que apodrecerão no momento em que os jogos terminam), ao que para abrir espaço para isso em Sochi, tiveram que expulsar 'alguns' proprietários - em torno de 2.000 - que ouviram do governo em 2012 que precisavam abrir mão de suas terras em nome do Sonho Olímpico. Sem dinheiro, sem casa, nem ao menos ingressos para os jogos...

Enquanto isso, na Georgia (país vizinho) existem alegações que Putin expandiu ilegalmente o território na região autônoma de Abkhazia (que já faz paulatina economia de vogais), para 'prevenir terrorismo'.

Investidores desonestos usam as Olimpíadas para enriquecer

O motivo pelo qual se faz em Sochi os jogos de Inverno de 2014 é porque em 2007 a Rússia ofereceu um lance superior a todos os demais proponentes, com a exorbitante proposta de $12bilhões orçamentários. Sete anos depois, estes números chegaram a $50 bilhões - que faz do evento o mais caro de todos os tempos... Mesmo com muito menos eventos (vide o gráfico da Businessweek).


O que acontece? A boa e velha corrupção soviética. Críticos alegam que Putin contratou vários amigos de longa data como empreiteiros, permitindo uma inflação artificial aos pedidos por recursos. Por exemplo, Arkady Rotenberg, que por acaso é amigo de infância de Putin (e com o qual treina judo), recebeu algo em torno de $4.5 bilhões... Talvez porque ele seja melhor como sparring que alguns dos ursos com quem Putin treina...

Autoridades tratam animais como lixo, e pessoas como animais

No ano passado, surgiu uma grande controvérsia quando as autoridades de Sochi anunciaram que livrariam as ruas de cães abandonados antes das Olimpíadas (exatamente como você está pensando, matando todo e cada um deles). Houve certa hesitação devido a má publicidade, e mudaram de ideia e... fizeram assim mesmo. Também não hesitaram em maltratar de outras espécies, como baleias (duas orcas capturadas somente para exibição durante os jogos), sabe como é, porque focar apenas num animal?

Inclusive os trabalhadores que reclamaram de receberem MENOS que o valor estipulado contratualmente, foram submetidos à gentileza da polícia russa (que inclui espancamentos, estupros, e tortura para obter confissão por crimes não cometidos).

E quando terminaram a construção? As centenas de trabalhadores imigrantes foram reunidos para deportação (com direito a oficiais inventando acusações)! Talvez não fosse possível limpar as ruas daqueles cães sarnentos, mas pelo menos se livraram daquela gente marrom...

Pelo menos podemos torcer e comemorar alguma medalha de ouro de algum esporte esquisito e celebrar o espírito Olímpico! Urra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário