No dia 17 de janeiro, um sábado, eu fui até uma livraria do centro de minha cidade - uma livraria que eu não entro normalmente uma vez que seus preços são impraticáveis para meros mortais, chegando até a pasmos 10 x do preço da internet - para encomendar o livro de Dave Eggers "O Círculo".
Porque fiz isso? Porque é a única livraria que conheço que aceita o Vale Cultura que recebi (sim, eu recebo o Vale Cultura que eu tanto critiquei - e ainda acho que a prática não funciona).
No ato da encomenda, afinal obviamente a livraria não teria a pronta entrega um lançamento da Cia das Letras de 2014, tive de pagar o valor integral de R$54,00, e o prazo de entrega seria de 15 dias.
Tudo muito bem, tudo muito bom, transação feita é hora de esperar, ao que imaginei teria o livro em mãos até o Carnaval, período em que poderia lê-lo tranquilamente. Volto à livraria dia 31 e a encomenda está parada em Valinhos por algum motivo. Não questiono - e nem acho que seja de meu interesse, com toda a honestidade. Me informam que mais uma semana e estaria lá, e tendo a acreditar sem muita firmeza.
Devido a dengue na semana seguinte, volto à livraria com um pouco mais de uma semana para ver que a encomenda ainda não tinha sinal de vida. Agora mais bravo peço o dinheiro de volta e o cancelamento da encomenda, que resolvo fazer no site da Saraiva logo na seqüência.
Além de chegar NA MINHA CASA em três dias e de me custar MENOS (R$33,63, pelo pagamento à vista no cartão de crédito, ou seja, vinte reais a menos), ainda consegui achar outros livros que me interessavam e fazia algum tempo não achava em lugar nenhum...
Acho que essa é uma situação, infelizmente, mais comum que não, e que exemplifica bem um dos maiores problemas de nosso comércio (a falta na qualidade da prestação de serviços com uma competição muito mais eficiente - veloz, mais econômica e mais prática). Talvez seja apenas eu, mas não vejo um futuro promissor para as lojas físicas dessa forma, não...
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