É verdade que, quando o trio (Frost/Pegg/Wright) começou a pensar em produzir filmes - talvez devido ao sucesso e boa recepção da crítica ao fantástico seriado Spaced (sério que você ainda não viu? Aproveite a temporada natalina: e confira isso pelo seu próprio bem: http://macacosdigitando.blogspot.com.br/2013/07/spaced-ou-faca-um-favor-si-mesmo.html), e, com algum planejamento e roteiro, chegaram ao que, só posso considerar a obra-prima do trio.
Tudo está aqui.
Digo mais: Se você não assistir os outros dois anteriores e SÓ esse filme, vai absorver muito mais conteúdo e ver todo o potencial, toda a genialidade - e bem, todas as críticas sociais e latentes crises existenciais.
O personagem de Pegg se depara, desde o começo com os dilemas morais de praticamente todo ser humano dessa era e momento. Empregos sem futuro, contas a pagar, amigos muy amigos (que mais nos metem em enrascadas que nos ajudam), relacionamentos complexos demais (que, como o fim do filme sugere e demonstra, poderiam ser tãããão mais simples)... Nisso ainda entra o conflito de gerações que motiva uma crise existencial (ser velho demais para um emprego sem perspectivas, enquanto completamente desconexo com as gerações mais novas, que estão adentrando nesse mesmo ciclo vicioso - e sem futuro).
No meio disso tudo surge uma epidemia de zumbis, e, curiosamente o mundo se torna simples.
Não existem mais contas a pagar... O vício em cigarro não é mais um problema... O padrasto do qual nunca gostou não é um monstro - até é um cara legal...
Há mais... Existem algumas camadas que vão se intercalando (como as participações especiais, que incluem Jessica Hynes, a co-estrela de Spaced, ou Martin Freeman, o Watson de Sherlock) que incluem todos os filmes sobre zumbis já feitos (e que servem de inspiração, como A Noite dos Mortos-Vivos de George Romero e suas continuações), e nisso os temas comuns das metáforas dos mortos-vivos (a alienação de massas, o medo do conformismo - e como sempre é comum na produção literária de humor, o medo se reflete nas ações externas às quais pessoas comuns nada ou muito pouco podem fazer a respeito).
E o fato do filme chegar aos dez anos em 2014 - muito mais atual que muito filme que saiu esse ano... - mostra a qualidade e talento do elenco.
Aproveite que o youtube tem algumas cópias - mas dublado ou legendado é mais difícil....
Nenhum comentário:
Postar um comentário